Dicas de segurança contra incêndios no local de trabalho

Dicas de segurança contra incêndios no local de trabalho

Os incêndios são uma catástrofe evitável que pode causar centenas de milhares de dólares em danos, perda de produção, perda de empregos e perda de vidas.

Quando bem aproveitado, o fogo pode ser um dos nossos maiores aliados no local de trabalho, um parceiro mais do que útil da indústria. Porém, quando não controlado, o fogo pode se tornar nosso pior e mais temido inimigo.

01. Pratique a boa limpeza

Resíduos e desordem podem fornecer uma boa fonte de combustível para um incêndio. Cuide da sua área de trabalho e certifique-se de mantê-la limpa e livre de resíduos.

Isso é especialmente importante ao lidar com materiais altamente inflamáveis. Quando expostos a chamas nuas, materiais inflamáveis ​​podem se transformar de um pequeno problema em um problema potencialmente mortal.

02. Nunca armazene produtos inflamáveis, como panos oleosos ou embebidos em solventes

Falando de materiais inflamáveis; você deve garantir que os resíduos inflamáveis ​​sejam jogados fora em vez de armazenados. Se um incêndio começar a se espalhar, você não quer que ele entre em contato com panos oleosos, álcool desnaturado ou botijões de gás.

Resíduos inflamáveis, como panos oleosos, devem ser colocados em um recipiente de metal coberto e descartados regularmente.

Dicas de segurança contra incêndios no local de trabalho

Garrafas de gás vazias devem ser trocadas em vez de armazenadas, e novas garrafas de gás devem ser armazenadas de acordo com as normas ambientais e de OH&S relevantes.

Leia também:  Noções básicas do sistema de sprinklers: Tipos de sistemas de sprinklers

03. Não armazene demais produtos em sua área

O armazenamento excessivo de produtos não fornece apenas mais combustível para um incêndio que se alastra. Também pode causar o bloqueio de sprinklers, equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência.

04. Observe as placas de “Proibido Fumar”

Fumar só deve ocorrer em áreas designadas, e os cigarros devem ser descartados nas lixeiras fornecidas. Uma ponta de cigarro parcialmente apagada ou não apagada é uma fonte de calor que pode facilmente causar um incêndio, especialmente se você estiver fumando na área errada.

05. Use e armazene produtos químicos com segurança

Quando se trata de segurança contra incêndio no local de trabalho, é essencial tratar os produtos químicos com respeito. Muitos produtos químicos são inflamáveis ​​e têm outros perigos associados a eles. É importante identificar esses produtos químicos para que você possa usá-los e armazená-los com cuidado.

Lembre também que é importante a Instalação e Manutenção da Rede de Hidrantes, na hora de um incêndio.

Os produtos químicos são mais comuns em ambientes industriais e de fabricação, mas é mais do que provável que um escritório comum contenha alguns produtos químicos comuns.

Os produtos em seu armário de limpeza e os suprimentos que você usa para sua impressora são apenas alguns exemplos de produtos químicos comuns no local de trabalho.

Leia o rótulo e a Ficha de Dados de Segurança para determinar a inflamabilidade e outros riscos potenciais de incêndio associados a cada produto químico. Você deve agir de acordo para garantir não apenas a segurança contra incêndio, mas também a segurança mais ampla do local de trabalho.

06. Mantenha os acessórios elétricos em bom estado e relate quaisquer riscos elétricos

Equipamentos elétricos defeituosos e riscos elétricos ao vivo são algumas das causas mais comuns de incêndios no local de trabalho.

Leia também:  Mãos saudáveis ​​durante as férias

Praticamente todos os locais de trabalho correm o risco de incêndios elétricos, enquanto os locais de trabalho classificados como atmosferas perigosas podem estar sob maior risco de incêndios e explosões causados ​​por falhas elétricas.

Para evitar incêndios, siga as melhores práticas de manutenção de equipamentos elétricos. Mantenha todos os equipamentos limpos e livres de umidade e evite usar adaptadores e cabos elétricos longos, se possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *