Como remover manchas de um colchão de uma vez por todas

Como remover manchas de um colchão de uma vez por todas

Manter o seu colchão em bom estado é importante para obter a vida útil mais longa do seu investimento. Um colchão bem cuidado pode durar até dez anos, e se você investiu em um de qualidade, é importante cuidar dele da maneira certa.

Mas acidentes acontecem e, às vezes, um colchão em perfeito estado fica sujo com uma mancha imperfeita. É ideal pegar uma mancha assim que ela aparecer para obter o melhor resultado possível, mas mesmo uma mancha antiga pode ser removida com as ferramentas certas.

Se você tem um colchão de espuma visco elástica ou um colchão de molas internas, aqui estão as ferramentas de que você precisa para se livrar dessa mancha teimosa e refrescar sua cama depois das mudanças sorocaba.

Com que frequência você deve remover manchas de um colchão?

De acordo com especialistas, você deve limpar seu colchão pelo menos duas vezes por ano. Isso garante que bactérias, sujeira e detritos sejam mantidos afastados e seu colchão dure por muitos anos. Mas o que acontece quando você descobre uma mancha feia no colchão?

Qualquer mancha deve ser limpa assim que você a pegar, seja imediatamente depois de ocorrer ou semanas depois, quando você estiver trocando os lençóis.

Uma mancha recente será mais fácil de limpar do que uma que persiste por dias e dias, por isso recomendamos verificar o colchão sempre que trocar os lençóis (idealmente, semanalmente), para garantir que o colchão esteja livre de manchas.

Leia também:  Classes de incêndio e extintores

Coisas que você precisa para remover uma mancha de colchão:

  • Escovar;
  • Roupa de microfibra;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Sabão para louça;
  • Escova macia;
  • Aspirador portátil;
  • Limpador de enzimas comprado em loja (opcional).

Antes de considerar a substituição daquele colchão muito manchado, leia como remover até mesmo uma mancha antiga e fazer com que seu colchão pareça novo.

Etapa 1: limpe a mancha

Se você agir rapidamente e identificar uma mancha assim que ela aparecer, nunca esfregue. Pegue uma toalha de microfibra e seque cuidadosamente a mancha até que não haja mais nenhum resíduo.

Como remover manchas de um colchão de uma vez por todas

Recomendamos evitar toalhas de papel, especialmente com manchas líquidas, mas o que você tiver à mão funcionará bem.

Passo 2: Aspire o Colchão

Se você pegou a mancha assim que aconteceu, ou já está seca, é hora de aspirar o colchão. Pegue um aspirador de mão ou um acessório que permita varrer facilmente a sujeira e os detritos do colchão.

Recomendamos fazer isso pelo menos todos os meses como hábito, mas é uma etapa fundamental a ser concluída antes de tentar remover uma mancha.

Mesmo que a sujeira não faça parte do problema atual, esta é uma ótima maneira de manter a poeira no mínimo e prolongar a vida útil do seu colchão.

Etapa 3: borrife uma solução de vinagre

Seu próximo passo dependerá um pouco do tipo de mancha que você tem (se você souber!). Se você encontrar uma mancha geral e não conseguir determinar a origem dela, comece aqui.

Pegue um borrifador vazio e misture uma parte de água morna com uma parte de vinagre e um pouco de detergente. Misture e borrife diretamente na área afetada.

Leia também:  Descubra as diferenças entre a Maca Peruana Negra e vermelha

Deixe a solução agir por pelo menos 10 minutos ou mais se a mancha for velha e então comece a enxugá-la com cuidado.

Se isso removeu sua mancha, ótimo! Espere até que o colchão esteja totalmente seco antes de colocar os lençóis de volta.

Etapa 4: considere um limpador comprado em loja

Se você for confrontado com um acidente de treinamento penico ou outro fluido corporal, você pode querer pegar um limpador de enzima enquanto lida com a mancha.

Um produto de limpeza comprado em loja formulado para urina ou outros acidentes pode ajudar a evitar que os odores penetrem profundamente no colchão.

Passo 5: Polvilhe bicarbonato de sódio

Depois de deixar a solução fazer seu trabalho e remover a mancha, polvilhe bicarbonato de sódio por todo o colchão. Isso pode ajudar a prevenir o mofo e reduzir a chance de odores permanecerem no colchão.

Deixe o bicarbonato de sódio descansar por pelo menos 10 minutos e depois aspire-o.

Etapa 6: sempre deixe secar ao ar

Se você possui um pillowtop ou um colchão de espuma visco elástica, é importante sempre deixar o colchão secar completamente antes de arrumar a cama novamente. Usar a menor quantidade possível de líquido para limpar a mancha ajudará a evitar mofo e bolor, e deixar o ar sair dá ao seu colchão a chance de respirar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *